segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PROJETO FOLCLORE - ESCOLA MUNICIPAL GILBERTO PEREIRA ABADE






A Escola Municipal Gilberto Abade comemorou nesta 4ª feira 25/08/10 o folclore. Tiveram apresentações como: bumba meu boi, tapete mágico, cantigas de rodas, adivinhas, coral folclórico e muitas brincadeiras. a escola ressaltou a importância da cultura folclórica para a vivencia dos alunos respeitando a crença de cada um. Afinal folclore é cultura!


Parabéns a toda equipe!


Cecília Almeida

Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Gilberto Pereira Abade

II FESTIVAL DE PIPAS - ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA


A Escola Municipal Padre José de Anchieta no Distrito de Colônia realizará no dia 06 de setembro a partir das 8:00h o II Festival de Pipas - A CoLônia levada às alturas - com o objetivo de oportunizar e possibilitar aos alunos um trabalho educativo,mostrar talento, criatividade, clima de liberdade psicológica e vontade de escolha de modo que, reforçando a sua autoestima, reconheçam que a cooperação, a participação e a ludicidade promovem a alegria, motivação e conhecimento, tornando-os capazes de lidar com as questões sociais de maneira positiva para a transformação do seu projeto de vida e identidade.

Este ano a Escola Municipal Maria de Lourdes situada no Ponto Maneca também fará parte desse projeto, por perceber a necessidade de desenvolver um projeto com a identidade da escola rural, sua realidade, integrar pensamento e emoção inerentes a realidade do campo e que contempla todos os alunos, compromete e faz emergir a motivação para a aprendizagem.

Os requesitos para a implementação do mesmo têm como fundamentação os Parâmetros Curriculares Nacionais através do "Modelo de Educação para o século XXI" o qual ressalta a aprendizagem significativa, fundamentada nos quatro pilares do conhecimento: Aprender a conhecer - Aprender a fazer - Aprender a viver juntos - Aprender a ser.

Ao estudar sobre o contexto histórico desse brinquedo no século XX (As Pipas) os pesquisadores começaram a discutir a questão das brincadeiras, entre eles, Piaget (1978) afirmando que "a partir da brincadeira, a criança pode demonstrar o nível cognitivo que se encontra, além de permitir a construção do conhecimento".

Ressaltamos também que as PIPAS quando bem trabalhadas, desenvolve a criatividade, a coordenação psicomotora, o espiríto de equipe, incentiva a leitura e produção de textos, resgata brincadeiras populares, ensina formas geométricas, medidas e sistema métrico, diversidade cultural, prevenção de acidentes e grandes descobertas a partir do voo da pipa. Assim com criatividade, a pipa é um ótimo exemplo ou recurso para ensinar Português, Matemática, Geografia, Artes, História, Inglês, Educação Física, Ciências e Valores.

Com esse pensamento, desenvolvemos esse projeto de forma a trabalhar todos os conteúdos, utlizando vários recursos; reorganizando, reavaliando, refazendo e reinventando uma educação com qualidade.



Contamos com todos vocês!



Por: Cristina Lacerda
Professora da Escola Municipal Padre José de Anchieta - Distrito de Colônia

OLIMPIADAS DE LINGUA PORTUGUESA




A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Eunapolis - BA agradece o empenho da Comissão Julgadora Municipal na realização das Olimpiadas de Língua Portuguesa, em especial a convidada Lilian Leão Rodrigues, diretora do Col. Est. Dr. Clériston Andrade.

Também parabeniza as Escolas Municipais Mª de Lourdes Vieira do Nascimento Pereira, Anésia Guimarães, Almerindo Alves, Dom Avelar Brandão Vilella, Gabriel José Pereira, Humberto de Campos e Gilberto Pereira Abade pela brilhante participação neste processo. Sem vocês não seria possível o sucesso deste projeto!

Por: Geiza Varjão

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

II ENCONTRO DO PROGRAMA DESPERTAR E ESCOLA ATIVA


II Encontro do Programa Despertar e Escola ativa, com duração de 8 horas, realizado na UNOPAR no dia 27/08/2010, para as escolas do campo com Ensino do Fundamental I e II. Temas abordados: Elementos Curriculares, avaliação da Aprendizagem, Gestão Democrática e Planejamento. Agradeço o comprometimento de todos os envolvidos.


Coordenadoras: Ieda Caldas, Rosana Sampaio e Tônia Mara.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PROJETO: EU AMO MINHA ESCOLA... QUEM AMA CUIDA!!! - E. M. GILBERTO ABADE








A Escola Municipal Pereira Abade realizou esta semana a abertura do Projeto: Eu amo minha escola - Quem ama cuida!!!

"Devemos amar e aprendera nos relacionar uns com os outros, pois, quem ama respeita, valoriza, é paciente, não destrói, não quebra, não suja, se envolve e se faz presente para preservar e cuidar de todo ambiente escolar. Amor sem cuidadoe arte sem encanto, é corpo sem alma, amar é ter atitude"

Nosso Projeto já está sendo uma benção e nossos alunos e funcionários estão de parabens. No dia 30 de setembro de 2010 teremos nossa 1ª aula interativa aberta a comunidade para apresentação das produções de nossos alunos sobre a temática.


Por: Denisia Surani (diretora da E.M. Gilberto Pereira Abade)

PROJETO PARQUE VAI À ESCOLA










O Projeto Parque vai à Escola é uma iniciativa da SEDUC de Eunápolis e tem como objetivo lieralmente o PARQUE a escola. O mesmo começou a ser desenvolvido em julho de 2010, a principio as escolas receberiam esse projeto nos sábados letivos, mas para que todas as escolas que atendem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I pudessem participar o Núcleo Pedagógico da SEDUC organizou um cronograma onde todas as escolas que atendem essas modalidades foram contempladas, semanalmente duas ou mais escolas recebem dois brinquedos a cama elástica e um outro (Tobogã, Jacaré, dentre outros).

A Escola Municipal Gilberto Abade recebeu o PARQUE NA ESCOLA e aliou ao projeto de leitura que vinha sendo desenvolvido com seus alunos, o Projeto: Minha Leitura Avança, Aumenta minha Poupança. Com o dinheiro poupado a cada leitura extra feita em casa, os alunos puderam GASTAR brincando, quem realizou mais leituras BRINCOU mais.

Parabéns a Escola Gilberto Abade e toda a sua equipe, e a SEDUC pela iniciativa do Projeto: O Parque vai à Escola.



Por: Rosi Whindson





terça-feira, 17 de agosto de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS




No último dia 10 de agosto de 2010 aconteceu o II módulo do Curso de Formação Continuada para Professores que atuam no Ensino de Nove Anos. O módulo tratou das modalidades organizativas do trabalho pedagógico e contou com a participação efetiva dos educadores que estão atuando nos 1º e 2º anos do Ensino de Nove Anos.

O encontro foi extremamente proveitoso e instrumentalizador, já que a temática discutida é de extrema relevância para a prática docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Parabenizamos as professoras Neirian, Mercês e Ilma pelo belissimo trabalho desenvolvido a frente desta modalidade de ensino. Agredecemos a todas as escolas do municipio que se fizeram presentes nas pessoas de suas professoras.