segunda-feira, 30 de agosto de 2010

II FESTIVAL DE PIPAS - ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA


A Escola Municipal Padre José de Anchieta no Distrito de Colônia realizará no dia 06 de setembro a partir das 8:00h o II Festival de Pipas - A CoLônia levada às alturas - com o objetivo de oportunizar e possibilitar aos alunos um trabalho educativo,mostrar talento, criatividade, clima de liberdade psicológica e vontade de escolha de modo que, reforçando a sua autoestima, reconheçam que a cooperação, a participação e a ludicidade promovem a alegria, motivação e conhecimento, tornando-os capazes de lidar com as questões sociais de maneira positiva para a transformação do seu projeto de vida e identidade.

Este ano a Escola Municipal Maria de Lourdes situada no Ponto Maneca também fará parte desse projeto, por perceber a necessidade de desenvolver um projeto com a identidade da escola rural, sua realidade, integrar pensamento e emoção inerentes a realidade do campo e que contempla todos os alunos, compromete e faz emergir a motivação para a aprendizagem.

Os requesitos para a implementação do mesmo têm como fundamentação os Parâmetros Curriculares Nacionais através do "Modelo de Educação para o século XXI" o qual ressalta a aprendizagem significativa, fundamentada nos quatro pilares do conhecimento: Aprender a conhecer - Aprender a fazer - Aprender a viver juntos - Aprender a ser.

Ao estudar sobre o contexto histórico desse brinquedo no século XX (As Pipas) os pesquisadores começaram a discutir a questão das brincadeiras, entre eles, Piaget (1978) afirmando que "a partir da brincadeira, a criança pode demonstrar o nível cognitivo que se encontra, além de permitir a construção do conhecimento".

Ressaltamos também que as PIPAS quando bem trabalhadas, desenvolve a criatividade, a coordenação psicomotora, o espiríto de equipe, incentiva a leitura e produção de textos, resgata brincadeiras populares, ensina formas geométricas, medidas e sistema métrico, diversidade cultural, prevenção de acidentes e grandes descobertas a partir do voo da pipa. Assim com criatividade, a pipa é um ótimo exemplo ou recurso para ensinar Português, Matemática, Geografia, Artes, História, Inglês, Educação Física, Ciências e Valores.

Com esse pensamento, desenvolvemos esse projeto de forma a trabalhar todos os conteúdos, utlizando vários recursos; reorganizando, reavaliando, refazendo e reinventando uma educação com qualidade.



Contamos com todos vocês!



Por: Cristina Lacerda
Professora da Escola Municipal Padre José de Anchieta - Distrito de Colônia

Um comentário: