quarta-feira, 28 de abril de 2010

10º MUTIRÃO DA CIDADANIA - ESCOLA MUNICIPAL DOM AVELAR BRANDÃO VILELLA


A ONG Cidadania em Ação, através do Projeto Escola Cidadã e do Projeto Direito e Cidadania, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Unesulbahia – Faculdades Integradas e da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, estará promovendo nos dias 29 e 30 de abril do ano corrente (quinta e sexta-feira) o 10º MUTIRÃO DA CIDADANIA. O referido evento ocorrerá na Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilella no bairro Santa Lúcia de acordo a seguinte programação:


QUINTA-FEIRA – DIA 29 DE ABRIL

HORÁRIO: DAS 19:00h ÀS 21:00h – CINEMA NA ESCOLA;


SEXTA-FEIRA – DIA 30 DE ABRIL

HORÁRIO: DAS 8:00h ÀS 17:00h – PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA:

1 - Palestras sobre: Combate à violência; combate ao abuso sexual; fase da adolescência; higiene bucal; doenças sexualmente transmissíveis e AIDS; indisciplina na escola: o que fazer?; direitos e deveres do cidadão; estatuto da criança e do adolescente etc.;

2 - Orientações na área de saúde: aferição de pressão arterial; vacinação; campanha de combate à dengue; campanha de doação de sangue etc.;

3 – Oficinas artísticas e culturais;

4 – Ruas de lazer: atividades recreativas e esportivas;

5 – Orientação jurídica gratuita à população e muito mais....


Venha e participe, você é nosso convidado especial!

CURSO PARA PROFESSORES COORDENADORES



O primeiro módulo do Curso de Formação Continuada para Professores Coordenadores promovido pelo Departamento Pedagógico da SEDUC-Eunápolis foi um sucesso. No dia 05/05 /2010 acontecerá o segundo encontro, onde serão abordadas as legislações que regem a educação de nosso municipio e teremos a valiosa contribuição da Professora Claudia Berdague como palestrante.

O evento terá inicio às 8:30 da manhã, nas dependências da SEDUC-Eunápolis. Professor Coordenador, não perca a oportunidade de agregar novos conhecimentos ao seu fazer pedagógico. Participe!!!!

Por: Rosi Whindson

O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO CHEGA AO MUNICIPIO DE EUNÁPOLIS


O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte foi notificada nessa última sexta-feira (23/04) que a adesão do municipio de Eunápolis ao Prgrama Brasil Alfabetizado foi concretizada e que a partir desse ano estaremos trabalhando com o auxilio desse programa para diminuir o índice de analfabetismo em nossa cidade.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

EUNÁPOLIS COMBATE A DENGUE

Eunápolis realizou o dia "D" de combate a Dengue. A Prefeitura Municipal, através da Secretária de Saúde, realizou na manhã da última terça-feira (20/04), uma grande caminhada educativa de conscientização sobre os perigos da dengue. A concentração deu-se inicio as 8:00h, na Praça da Matriz.

O bloco da Tropa de Combate desfilou pelas principais ruas do centro da cidade com banners, cartazes e faixas chamando a atenção das pessoas que passavam no percurso da caminhada. Estavam presentes nessa ação moradores, secretários, alunos das escolas municipais, estaduais, particulares, administradores de bairros, agentes de endemias e comunitários vereadores, as policias Militar, Civil, Rodoviária Fedaral, SAMU e outros.


Foram montados na Praça da Bandeira stands com distribuição de panfletos, jogos educativos, microscópio que identifica as larvas do mosquito, pneus, garrafas, tóneis e outros.

PRORROGAÇÃO DAS INCRIÇÕES PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR


Foi prorrogado o período de inscrições para a Especialização em Gestão Escolar que está sendo oferecida pela UFBA através do Programa Escola de Gestores até o dia 27 de abril de 2010. As inscrições podem ser efetuadas pelo site: www.escoladegestores.faced.ufba.br e entreguem a documentação exigida no núcleo escolhido onde frequentarão as aulas presenciais.

Façam logo suas incrições e não percam a oportunidade de agregar novos conhecimentos à sua prática profissional.

sábado, 24 de abril de 2010

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Atenção professoras e professores que atuam na Educação no Campo, dias 03 e 04 de maio acontecerá o Seminário de Educação Ambiental e a retomada do Programa Despertar, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Eunápolis, as 8:00h da manhã.

Participem!!!

MONITORAMENTO DO PAR EM EUNÁPOLIS





A partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Para auxiliar na elaboração do PAR, o Ministério da Educação criou um novo sistema, o SIMEC – Módulo PAR Plano de Metas -, integrado aos sistemas que já possuía, e que pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet, representando uma importante evolução tecnológica, com agilidade e transparência nos processos de elaboração, análise e apresentação de resultados dos PAR. Com metas claras, passíveis de acompanhamento público e controle social, o MEC pode assim disponibilizar, para consulta pública, os relatórios dos Planos de Ações Articuladas elaborados pelos estados e municípios que aderiram ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Nos dias 19 e 20 de abril de 2010, a técnica do MEC Ana Paula Martins realizou o monitoramento do Plano de Ações Articuladas do municipio de Eunápolis, que é coordenado pela professora Elaine Lima e conta com a participação ativa do comitê do PAR municipal, que reuniu-se nas dependências da SEDUC- Eunápolis com a presença da Secretária de Educação Maureen Eleanor T. L. Souza e o Secretário de Infra-estrutura do municipio José Carlos Cruz para acompaharem o desenvolvimento das ações e gerarem encaminhamentos para melhoria da educação em nosso municipio.

Por: Rosi Whindson

PROGRAMA GESTAR II - 2010





Na última terça-feira dia 20 de abril de 2010, nas dependências do Colégio Estadual Fernando Alban deu-se ínico à 2ª etapa do Programa Gestar II no municipio de Eunápolis. Sob a coordenação da professora Tatiane Ramos ocorreu a aula inaugural do Programa com a presença da Secretária de Educação do municipio Maureen Eleanor T. L. Souza, professores formadores e professores cursistas de Língua Portuguesa e Matemática.

Acreditamos que o Programa repetirá o sucesso obtido em sua primeira etapa em 2009. Parabenizamos a Coordenadora Tatiane Ramos, ao Departamento de Programas e Projetos Especias da SEDUC/Eunápolis pela organização e dinamismo na organização do evento.

Por: Rosi Whindson

SEMINÁRIO APROVA BRASIL - EDITORA MODERNA








A Prova Brasil tem como um de seus objetivos produzir informações sobre o ensino oferecido pelas escolas públicas brasileiras. Verifica se os alunos dessas escolas aprenderam satisfatoriamente Leitura e Matemática, competências cognitivas fundamentais. Assim, trata-se de um instrumento que vai muito além de uma simples avaliação de ensino, configurando-se como uma forma de o Estado brasileiro verificar se o direito constitucional à educação foi ou não atendido.

As informações obtidas pela Prova Brasil devem ser usadas pelas escolas e pelos sistemas educacionais como uma avaliação da qualidade de seus processos educacionais. A partir dos dados quantitativos levantados, a comunidade escolar terá uma noção do nível de aprendizagem dos alunos, podendo assim estabelecer metas e intervenções pedagógicas com o objetivo de melhorar qualitativamente o ensino e a aprendizagem.

Inspirada pelo compromisso de trabalhar pela qualidade da educação no Brasil, a Fundação Santillana desenvolveu o Seminário Aprova Brasil. Um evento diferente que, além de propagar conhecimento, busca analisar e refletir sobre os resultados da Prova Brasil nas diferentes regiões do País. Neste Seminário, cada participante teve a oportunidade de se aproximar da realidade educacional por meio de palestras e debates com grandes nomes da educação brasileira.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Eunápolis se fez presente neste seminário que aconteceu no dia 22 de abril de 2010, através de suas técnicas pedagógicas: Soraia Raquel Guimarães, Neirian Afonso, Niviani Gilberti, Geiza Varjão, July Reis, Iêda Sampaio e Rosangela Barreto. Agradecemos a Fundação Santillana pela iniciativa e a Editora Moderna pelo apoio e dispreendimento na pessoa do Consultor Regional João Neto.

O evento foi um sucesso!!!

Por: Rosi Whindson


sexta-feira, 23 de abril de 2010

PLANO DE AÇÕES E METAS PARA 2010



O Plano de Ações e Metas para 2010 do Departamento Pedagógico da SEDUC/Eunápolis traz uma previsão de como serão realizadas as ações, metodologias, normas, cronogramas, avaliações e rotina de trabalho a serem desenvolvidas nas escolas. Os Núcleos têm como público alvo os Professores-Coordenadores, mas as suas ações contemplam também os professores, gestores e pais de alunos, atendendo, por fim, a toda a Comunidade Escolar.


Os Referenciais Nacionais de Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais são a base do trabalho aqui proposto, pois é necessário que as escolas municipais de Eunápolis falem a mesmo língua, que tenham o mesmo objetivo que é o de respeitar o aluno como cidadão dotado de direitos, mas que precisa da intervenção, do respeito, da atenção e da paciência dos adultos para se desenvolver nas diversas áreas.


Por: Geiza Tavares Varjão Assução

ESCOLA MUNICIPAL ISABEL ARAÚJO


A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias e para se tornar um adulto, ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família, posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.

A Escola Municipal Isabel Araújo tem apresentado uma proposta pedagógica voltada para o respeito ao tempo de aprendizagem de seus alunos valorizando a brincadeira e o lúdico como oportunidades valiosas para estimular e desenvolver a aprendizagem, levando em consideração que a brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas – considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.

Parabéns a Professora Rose e toda a equipe de profissionais da educação da Escola Municipal Isabel Araújo!!!!


Por: Rosi Whindson

EDUCAÇÃO NO CAMPO - DESPERTAR



Acreditamos que plantar uma semente vale a pena pela possibilidade de colhermos frutos; se não houver frutos, vale a pena pela possibilidade de colhermos flores; se não houver flores, vale a pena pela possibilidade de desfrutar a sombra dos galhos e folhas; se não houver galhos e folhas, vale a pena pela possibilidade de contarmos com o tronco; mas na possibilidade de não existir o tronco, vale a pena pelos benefícios possíveis da raiz; não havendo raiz, acreditamos no valor da intenção de preparar o terreno e plantar a semente!


Autor Desconhecido



Agradecemos aos Professores do CAMPO pelo excelente trabalho realizado no ano e 2009 com o Programa DESPERTAR. Este ano estaremos retomando o programa até final de Abril, em que também implantaremos o Programa do MEC - Escola Ativa - com objetivos comum que são FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE VALORIZAR E PRESERVAR O MEIO ONDE VIVEM. Agradecemos também todos os parceiros (Sindicato do Produtor Rural - Eliane, Secretária de Agricultura – Alick Maia, Secretária Meio Ambiente – Gelton e Veracel - Virginia) que sempre nos apoiaram e estiveram presentes no decorrer das ações executadas no ano de 2009. Esperamos contar com vocês nesse ano de 2010.


Por: Iêda Caldas Sampaio

Coordenadora do Núcleo de Educação no Campo