sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DA AGENDA 21 DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EUNÁPOLIS




A educação clássica desconsidera a relação dos alunos com o meio, sendo responsável pelo sistema capitalista consumista, individualista e predatório que vemos hoje. O homem é valorizado pelo que TEM e não pelo que É, transformando–se num ser COMPETITIVO e não COOPERATIVO. A sensibilização e a formação ético-política são essenciais para um processo de transformação que propicie a sustentabilidade social, econômica e ambiental, que só se torna possível quando a democracia e o exercício da cidadania fazem parte do cotidiano escolar. Desejando abarcar essas questões com relação à educação ambiental surge a ecopedagogia, que coloca a promoção da aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida cotidiana. A educação ambiental, portanto, não é neutra, mas ideológica, baseada em Valores para a transformação social.

E foi pensando numa maneira de promover a formação de indivíduos críticos, participantes de sua realidade, foi realizada a construção da AGENDA 21 nas Escolas Municipais de Eunápolis apontando as metas, os problemas e soluções, permitindo que os alunos que auxiliaram no processo adquirissem espírito crítico e senso de responsabilidade com seu entorno, vivenciando a cidadania participativa dentro da própria escola.

No dia 26 de novembro de 2010 houve o encontro para apresentação dos projetos construídos pelas escolas, nesta oportunidade contamos com palestras interessantíssimas a respeito da temática. A condução da Construção da Agenda 21 nas escolas estava sob a coordenação da professora Geiza Varjão e a equipe técnica do Ensino Fundamental II.

Parabenizamos as escolas que apresentaram seus projetos e a toda equipe que organizou o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário