O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta quinta-feira, 1º de julho, o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2009. Os Indicadores mostram uma evolução na qualidade da educação em todos os níveis de ensino - primeira e segunda etapas do ensino fundamental e ensino médio. As metas de progressão estabelecidas foram superadas.
Na primeira fase do ensino fundamental, o Ideb passou de 4,2 para 4,6, superando a meta prevista para 2009 e atingindo antecipadamente a de 2011. A análise do crescimento nesse nível mostra que o aumento de notas dos estudantes nas provas responde por 71,1% do acréscimo no Ideb. O percentual de 28,9% da evolução se deu em razão da melhora nas taxas de aprovação escolar.
Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb do País evoluiu de 3,8 para 4,0, superando a meta para 2009 e também ultrapassando a de 2011, que é de 3,9. O aumento nas notas que os estudantes obtiveram na Prova Brasil explica 64% desse crescimento, enquanto os outros 36% são decorrentes da melhora nas taxas de aprovação.
O município de Eunápolis ficou com o índice de 3,2 no Ensino Fundamental I e 2,8 no Ensino Fundamental II. Temos uma grande caminhada pela frente até alcançarmos a média desejada porém, diante da projeção estabelecida alcançamos nossa meta.
Parabenizamos as escolas municipais que se empenharam em melhorar seu IDEB e reiteramos, que em 2010 nossas metas não sejam apenas alcançadas mas, ULTRAPASSADAS.
As inforomações acima podem ser acessadas por qualquer membro da sociedade civil organizada através do site:
http://portalideb.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6&Itemid=6
Nenhum comentário:
Postar um comentário