Pois bem, no último dia 10 de julho de 2010, aconteceu o Congresso de Educação do Sul da Bahia, em Ilhéus. Dentre os trabalhos selecionados para comunicação nesse evento encontra-se a "Teoria do Zênite Solar" escrita pelo professor Luiz Sampaio Athayde Júnior, professor a Universidade Federal da Bahia - UFBA. Tive o prazer de assistir a apresentação do professor e fiquei impressionada com as informações ali obtidas e resolvi compartilhar aqui, já que esse espaço é destinado a informação e disseminação dos mais variados saberes.
A TEORIA DO ZÊNITE SOLAR
RESUMO:
As estações do ano ocorrem em todo o planeta por causa da inclinação do seu eixo longitudinal imaginário. A translação da terra cria as quatro posições distintas, que são as quatro estações, verão, outono, inverno e primavera, devido à incidência direta do sol sobre os trópicos (câncer e capricórnio) e sobre o equador, alternadas em períodos de cerca de noventa dias.Elas são configuradas também por padrões climáticos, o que faz com que, o conceito de estações entre os trópicos tenha sua aplicação prejudicada. São, portanto, observadas e suas diferenças mais delimitadas fora dos trópicos, nos países dominantes, que criaram essas regras.O sol vai do equador até o trópico de capricórnio e incide sobre Salvador, (~12,9º sul), por volta do dia 27/10, muito antes do verão oficial.Quando retorna do trópico até o equador, Salvador recebe outra vez seus raios a pino, por volta do dia 15/02.O verão de Salvador deveria ser considerado de 12 de setembro, data que antecede o primeiro zênite, (~27/10) em 45 dias até 01 de abril, 45 dias após do segundo zênite, (~15/02) por causa da sua privilegiada latitude (~12,9º), pois, o calor surge muito antes do verão oficial e dura muito mais, apresentando ainda temperaturas altas mesmo depois da primavera oficial, o que justificaria o verão mais longo e estações do ano diferenciadas. Este critério (45 dias) foi escolhido prudentemente por ser metade dos noventa dias, período de duração das estações oficiais. O Analema do sol e o periélio também são responsáveis por aumentar a sensação de verão em Salvador e Ilhéus. Esses fatores tornam o verão do hemisfério sul mais intenso.Podemos depreender de todo o exposto, que as regiões intertropicais necessitam de novas regras em relação às quatro posições astronômicas da terra, que são certamente o fator preponderante para a configuração das estações do ano, além dos padrões climáticos. Façamos, então, as correções, uma vez que, as posições e conceitos podem ser perfeitamente aferidos e delimitados em cada localidade, com as informações e recursos para divulgação das mesmas disponíveis nos dias de hoje para educar os alunos.Com um sistema diferenciado de incidência do sol, duas vezes no ano entre os trópicos, fica clara a necessidade de normas diferentes para as estações nessas localidades.Não devemos ensinar regras que não condizem com a realidade observada em muitas localidades, segundo nos ensinam os grandes educadores, principalmente com a possibilidade de circulação das informações, observada modernamente, e novas tecnologias disponíveis para a educação.
O artigo estará disponível na íntegra no site do congresso a partir de 15 de julho de 2010.
http://www.congressoilheus.com.br/event/cesb/site/content/trabalhos-selecionados
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