domingo, 29 de maio de 2011

Fórum Étnico Racial







Aconteceu na sexta-feira, dia 20/05/2011 das 8h00 às 12h00, no auditório da UNOPAR o Fórum Étnico Racial. A Secretária de Educação Maureen Eleanor Tavares Lacerda Souza fez a abertura, em seguida o profº Marcelo Nascimento deu continuidade como o Mestre de Cerimônia.
Palestraram:
Antonio Dias, prof.º da Cooeduc e Coordenador da Eja (Seduc) , falando da "Arte Afro";
Erahsto Felício de Souza prof.º do IFBA, falando da "História Afro";
Adil Santos Moreira, prof.ª da Cooeduc, falando da "Língua Portuguesa Afro";
Clarivaldo Braz Ferreira, prof.º da Escola indígena de Coroa Vermelha, falando da "História Indígena".
No final, tivemos uma belíssima apresentação dos índios de Coroa Vermelha e todos os presentes, interagiram dançando com eles.
Em nome da Secretaria de Educação, o Núcleo do Fundamental II, vem agradecer em especial a todos os Palestrantes e aos educadores que participaram deste Fórum, tendo a certeza de que todo o aprendizado adquirido fará com que você professor, venha brilhar em sua sala de aula.


Por: Edineuda Fernandes

sábado, 21 de maio de 2011

Escola Municipal Gilberto Pereira Abade - Projeto: O valor da vida




Aconteceu na Escola Municipal Gilberto Pereira Abade no dia 17/05/2011 a abertura do projeto "O VALOR DA VIDA.'' Esse projeto trabalha com o tema "drogas".
Neste evento estiveram presentes o locutor da ativa Fm Paulo Henrique -apresentador cerimonial, o Capitão Cleber - palestrante, a Secretária da Educação Maureen Eleanor Tavares Lacerda, a Coordenadora Pedagógica Adriana, o Sr. Valter, o vereador José Miranda, o presidente da associação do Projeto Cleon Mota, o administrador José Paulo e o grupo teatral Jocum Jovens com uma Missão.

O Capitão Cleber trouxe informaçoes importantes sobre o tema para a comunidade e concluiu sua palestra cantando uma belíssima música que fala sobre a restauração dos sonhos . Os conselheiros (professores) vestiram nos líderes das turmas a camisa do projeto, para que os mesmos influenciem os colegas para o bem, ou seja valorize a vida.

Foi uma tarde de aprendizagem e de muitas bençãos. A direção agradece aos pais, alunos, funcionários e visitantes pela presença e principalmente a Deus por mais um sonho realizado.


Por: Denisia Surani - Diretora

Galeria de Fotos
projetoovalordavida

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto Carnaval: história e cultura




A Escola Municipal Professor Dom José Edson Santana Oliveira, realizou com todos os discentes do fundamental I e II o Projeto Carnaval: história e cultura.
O projeto têm como objetivos: conhecer a história do carnaval e suas características, reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo, desenvolver o gosto pela leitura, desenvolver a linguagem oral e a escrita, desenvolver o gosto por poemas e músicas, proporcionar liberdade de auto-expressão, possibilitar habilidades com as mãos, desenvolver o espírito criador e explorar a criatividade utilizando a música e a dança.
Todos os alunos participaram de atividades como:
Confecção de máscaras;
Apresentação de sambas e marchinhas (Rio de Janeiro);
Apresentação do Axé (Bahia);
Apresentação da Ciranda;

Ornamentação (Carnaval de Pernambuco).

O projeto foi um Sucesso!!

Escola Municipal Dom José Edson







A Escola Municipal Dom José Edson realizou no dia 07 de maio de 2011, na igreja Assembleia de Deus, uma linda homenagem com louvor e adoração para todas as mães.

"Ser Mãe é...
Contribuir com Deus, na formação de um novo ser."


Por: Equipe Dom José Edson

Dia das Mães – CEMEI IV (Gusmão)





A culminância do projeto “parabéns mamãe” aconteceu na ultima terça-feira, dia 10/05, na igreja adventista do bairro e contou com: apresentação das crianças, sorteio de presentes e várias outras homenagens.


Por: Núcleo de Educação Infantil



Galeria de Fotos
Dia das Mães

terça-feira, 17 de maio de 2011

Núcleo de Fundamental II





A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura , através do Núcleo de Fundamental II, estará oferecendo para todos os alunos da guarda Mirim, juntamente com o Coordenador Sr. Francisco Bahia, reforço escolar (aulas de Matemática e Língua Portuguesa), palestras, apoio nas reuniões de pais e promoções de eventos esportivos.

O projeto tem como principal objetivo resgatar valores e formar cidadãos.


Como disse Paulo Coelho: É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida mais interessante.


Por: Edineuda Fernandes

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Escola Ativa







A Escola Ativa é um Programa do Governo Federal, cuja metodologia é voltada exclusivamente para atender as salas multisseriadas no campo. O Programa foi implantado no municipio de Eunápolis no II semestre de 2010.
Neste ano de 2011 já foram realizados alguns encontros:
Dia 25 de março - Tema: Estrutura e Operacionalizaçao da Escola Ativa.
Dia 15 de abril - Tema: Revendo o Planejamento.
Dia 06 de maio – Manhã: Capacitaçao de História.
Tarde: A inserção do Programa Escola Ativa no PP da escola.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Arte e Movimento na Educação Infantil




A Secretaria Municipal de Educação ofereceu aos professores e coordenadores que trabalham com crianças de 04 e 05 anos dos CEMEIS, escolas da zona rural e urbana, um curso de formação continuada sobre “Arte e Movimento na Educação Infantil”.


O curso foi oferecido por pólo e teve como objetivo principal subsidiar e capacitar os envolvidos a fim de que melhorem suas práticas pedagógicas em relação às disciplinas.


A palestrante Taís Ferreira Campos - graduada em Educação Física e pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Prescrição da Atividade Física, muito acrescentou a todos, intercalando em sua palestra partes teóricas e práticas, apresentando sugestões de atividades inéditas, sempre com muita clareza, descontração e alegria. Brilhante palestra.


O núcleo de Educação Infantil agradece o apoio do Departamento de Esportes e de Cultura que se fizeram presentes, às escolas que receberam os cursistas com o maior carinho e a todos os profissionais que compareceram, enriquecendo o curso com a troca de idéias e experiências.




Por: Núcleo de Educação Infantil

Galeria de Fotos

Arte e Movimento - Educação Infantil

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mãe


Mãe,
Que ao dar a benção da vida, entregou a sua...
Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma...
Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios...
Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito...
Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor...
E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido:
"DEUS, PROTEJA MEUS FILHOS,

Para você mãe, um mais que merecido

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte parabeniza a todas as MÃES pela passagem deste dia especial.

Maureen Eleanor Tavares Lacerda Souza
Secretária Municipal de Educação de Eunápolis

"Viajando na sacolinha mágica da leitura"





As crianças do CEMEI IV - Gusmão - estão irradiantes com a nova proposta da escola.

O Projeto "Viajando na sacolinha mágica da leitura" têm como objetivos despertar e incentivar a leitura nas crianças desde os primeiros anos de ensino e possibilitar a integração dos pais com os filhos. A cada dia, uma criança leva para casa a sacolinha, contendo livros de estórias. Além dos livrinhos, a sacolinha contém um caderno onde cada criança tem um espaço para registrar suas considerações.

" O hábito da leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginãção, inteligência, e à capacidade verbal e de concentração das crianças. Os livros nos enriquece e nos leva a mergulhar em aventuras, histórias... A leitura é uma grande janela para a formação em todos os sentidos.

É fundamental para as crianças que aprendam a buscar conhecimentos mediante a leitura desde a mais tenra idade."

Por: Núcleo de Educação Infantil

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Convite

A sociedade unida pode muito mais!!! Todos contra o uso indevido de drogas! Todos pela paz!



Realização:

ONG CIDADANIA EM AÇÃO: “Construindo hoje, o amanhã” , Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria Municipal de Assistência Social - CREAS E CRAS, Secretaria Municipal de Saúde - CAPS-AD, Secretaria da Educação do Estado da Bahia - DIREC 08, Ministério Público Estadual, Polícia Militar do Estado da Bahia, OAB-Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Eunápolis,Conselho Regional de Psicologia - Bahia, Conselho Comunitário de Segurança Pública de Eunápolis, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar.

Por: ONG Cidadania em Ação