quarta-feira, 30 de junho de 2010

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

BIGODE E IMENES: o livro didático de Matemática em debate

A série de videoconferências “Descomplicando a Matemática”, ação desenvolvida pela DIRFE/IAT e pelo Grupo EMFoco, na sua 6ª edição, insere na pauta de discussões o LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA.

Mais uma vez a DIRFE/IAT e o Grupo EMFoco saem na frente e convidam dois grande autores para conduzirem o debate: Luiz Márcio P. Imenes e Antonio José Lopes Bigode. Autores de livros didáticos de Matemática consagrados que trarão aos professores presentes, a oportunidade de conhecer a fundo suas propostas, bem como possibilidades inovadoras de exploração de suas diversas obras.

BIGODE, professor-pesquisador do Centro de Educação Matemática (CEM), autor da coleção Matemática Hoje é Feita Assim e de artigos sobre Didática da Matemática. IMENES, autor de diversas obras, dentre elas, o livro didático Matemática para Todos.

Seus livros são adotados por escolas em todo o Brasil pela metodologia apresentada que permite um processo de construção da Matemática pelo aluno, mediado pelo professor. Ambos são inspirados nas atuais Tendências em Educação Matemática e favorece a reflexão teórica e crítica do professor, enquanto aprendiz e mediador do conhecimento na sala de aula.

A videoconferência intitulada "BIGODE E IMENES: o livro didático de Matemática em debate” traz no seu bojo, a proposta de apresentar o livro didático de Matemática como um instrumento potencializador da prática docente, promovendo uma reflexão crítica acerca do papel desse instrumento em sala de aula.

Sejam todas e todos bem vinda(o)s a esta Videoconferência que será no dia 06 de julho de 2010 (3ªfeira), às 8h 30min, no Laboratório de Educação à Distância – LED, do Instituto Anísio Teixeira - IAT, e transmitido nas salas de videoconferência espalhadas pelo interior da Bahia. O evento é aberto a todos os interessados no tema. Ao final do evento todos receberão atestado de participação.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

I Ciclo de Palestras do Instituto Federal da Bahia - Porto Seguro

Estão abertas inscrições para o I Ciclo de Palestras do Instituto Federal da Bahia - Porto Seguro. Trata-se de atividade de Extensão, cujo interesse principal é disseminar saberes e produzir troca de conhecimentos com professores da Rede Pública de Ensino do Município e arredores.

São mais de 20 palestras e 05 mesas-redondas distribuídas entre os meses de Julho e Agosto. Para os participantes será conferido certificado de 40 horas de atividades.

Penso que não devemos perder a oportunidade. Neste sentido, além de sua divulgação, sua inscrição é muito bem-vinda.
A ficha de Inscrição deve ser enviada para o email: alexandre.pro@gmail.com. As inscrições se encerram em 07 de Julho.

Cada palestra tem 30 vagas, sendo que serão convalidados os primeiros 30 inscritos e haverá vagas suplementares caso o professor do curso assim o definir e houver espaço disponível. O inscrito que participar de todo o evento (mesa – redonda e palestras nos dias indicados abaixo) receberá um certificado de 40 horas de atividades. Caso não possa participar de todas as palestras receberá certificado proporcional.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE EUNÁPOLIS ESTÁ ENTRE AS CEM MELHORES DO BRASIL


Diante do bom desempenho da Secretaria Municipal de Educação de Eunápolis a Secretária, Maureen Eleanor Tavares Lacerda Souza , foi uma das escolhidas para receber o prêmio Palma de Ouro, premiação concedida aos 100 melhores Gestores Municipais de Educação do Brasil.

A professora Maureen,sentiu-se enobrecida com a notícia, "primeiramente agradeço a Deus, ao Prefeito Municipal Robério de Oliveira pela confiança e oportunidade juntamente com toda a minha Equipe de trabalho, pois sem o esforço e colaboração de todos isto não seria possível." Destaca a Secretária.

A entrega do prêmio está ocorrendo durante a realização do 6º Educa Brasil - Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação em Balneário Camboriú SC, nos dias 20,21,22 e 23 de junho.

terça-feira, 22 de junho de 2010

INSCRIÇÕES PRÉMIO VICTOR CIVITA


Você que acompanha as reportagens em NOVA ESCOLA sabe que a qualidade dos projetos inscritos no Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 melhora ano após ano e que a afinada equipe selecionadora está cada vez mais exigente. Por isso, já é hora de iniciar os preparativos para se inscrever. Quem deixar para a última hora dificilmente conseguirá concorrer em condição de igualdade com os mais de 4 mil professores que, todo ano, enviam trabalhos.

Este ano, o Prêmio tem algumas novidades. Uma delas é que o Prêmio Escola – destinado a projetos institucionais inscritos por diretores e coordenadores pedagógicos – foi substituído pela categoria Gestor. Também a questão da inclusão sofre mudanças em 2009: de categoria, ela passa a configurar um campo (assim como Justificativa ou Metodologia) na descrição dos trabalhos. Na inscrição dos projetos, professores e gestores terão ainda de fazer uma auto-avaliação e incluir o IDEB de sua escola e município. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet.

http://revistaescola.abril.com.br/premiovc

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PROJETO CULTURA JUNINA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA











PROJETO CULTURA JUNINA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA












A Festa Junina se destaca como um evento cultural entre os resultados no decorrer do ano letivo, de grande importância na nossa cultura regional, devendo ter seus valores e significados revitalizados a cada ano, para que esta herança cultural brasileira não se perca.

O objetivo do projeto "Cultura Junina também é coisa de criança" foi revitalizar os elementos da cultura popular infantil presentes nas festas juninas, incentivando a participação das escolas municipais, estaduais e particulares e também o fortalecimento das raízes culturais e a democratização dos festejos juninos no municipio com as crianças de toda classe social.

O projeto realizou-se na Praça da Matriz, no dia 20 de junho de 2010, à partir das 9:00h até às 13:00h e foi um SUCESSO!!!!

As escolas municipais brilharam... A SEDUC parabeniza o Departamento de Cultura pela criatividade e empenho na pessoa da professora Geni Batista e toda a sua equipe.

12º MUTIRÃO DA CIDADANIA - ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO SANTOS






O 12º Mutirão da Cidadania promovido pelo Projeto Escola Cidadã nas dependências da Escola Municipal Roberto Santos aconteceu nos dias 17 e 18, de junho de 2010 com exposição de filmes sob a organização da professora Patricia Marques e atividades recreativas sob o camando da professora Claudia Conrado.

1º CONCURSO DE CONTOS E POEMAS - PROJETO ESCOLA CIDADÃ





Com o intuito de incentivar os hábitos de ler e escrever em nossos alunos, o Projeto Escola Cidadã, uma parceria da ONG Cidadania em Ação com a Secretaria Municipal de Educação, lançou o 1º Concurso de Contos e Poemas.Recebemos belíssimas produções e no dia 11 de junho de 2010, sexta-feira, às 9:00h no auditório da Secretaria Municipal de Educação foram divulgados e premiados esses talentosos escritores. Desta forma, convidamos vossa senhoria para participar deste evento.

Parabéns a todas as escolas municipais que participaram do evento, aguardem o 2º concurso e contamos com a participação maciça de todas as escolas do município de Eunápolis.

III MÓDULO DO CURSO PARA PROFESSORES COORDENADORES




No último dia 10 de junho, foi realizado o encontro para formação dos professores coordenadores das escolas municipais de Eunápolis - BA. O III Módulo do Curso teve como temática Curriculo e avaliação educacional com a palestrante Claúdia Berdague. As atividades tiveram duração de 08 horas.

Agradecemos a professora Claúdia Berdague pela contribuição e troca de experiências, bem como a participação efetiva dos professores coordenadores.

terça-feira, 8 de junho de 2010

FÓRUM PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


No dia 09 de junho de 2010 acontecerá o Forúm para Elaboração do Plano Municipal de Educação. Este encontro tem a finalidade de elaborar propostas para o Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos. Portanto é impressindivel a representação dos diversos segmentos da sociedade eunapolitana para construção e efetivação de politicas públicas educacionais deste municipio.

O evento será realizado no auditório da Unopar, situada à rua Dona Cotinha, 371 - Centauro, à partir das 07:30 da manhã.

MARCHA CONTRA O CRACK - REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM UM ATO DE CIDADANIA






Cerca de duas mil pessoas foram às ruas de Eunápolis, na manhã do dia 02 de junho de 2010, em uma marcha contra a incidência de crack, a droga que vem devastando a juventude. Durante quase três horas, os participantes passaram pelas principais ruas e avenidas da cidade em manifestação que tinha como objetivo chamar a atenção das autoridades para o assunto da droga. O ato final foi na BR-101, que teve o tráfego de veículo interrompido por cerca de 30 minutos.

A Rede Municipal de Ensino participou efetivamente da marcha e em um ato de cidadania bradou por uma Eunápolis LIVRE das drogas.

BRASIL E ÁFRICA: UM OUTRO OLHAR






No dia 31 de maio de 2010 foi promovido pela Editora FTD em parceria com a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE EUNÁPOLIS um encontro com Alfredo Boulos, Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo e Doutor em Educação pela PUC - SP, para reflexão acerca da temática Brasil e África: um outro olhar. Participaram do evento professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino.



INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL GABRIEL JOSÉ PEREIRA




A Escola Municipal Gabriel José Pereira, teve seu prédio reestruturado e inaugurado com grande festividade. Na oportunidade estavam presentes autoridades como o governador do Estado da Bahia Jaques Wagner, o gestor municipal Robério Oliveira, a Secretária de Educação Maurren Eleanor e vários representantes da sociedade civil organizada.

Parabenizamos a Escola Municipal Gabriel José Pereira pela infra - estrutura recebida e pelo belissimo trabalho educacional desenvolvido no municipio de Eunápolis.

1° CONCURSO DE CONTOS E POEMAS - PROJETO ESCOLA CIDADÃ

O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO: SAÚDE E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS





Como iniciativa do Ministério Público, representado pela Promotora da Cidadania Tamar Luz, foi apresentado à sociedade eunapolitana o programa - O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO: SAÚDE E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS na manhã do dia 08 de maio de 2010, nas dependências do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães com a participação efetiva de instituições públicas e segmentos da sociedade civil.

Estiveram presentes neste evento os representantes do Ministério Público de eunápolis Dra. Tamar Oliveira, Dr. Dinalmari Messias e Dr. João Alves, o Procurador do Trabalho Dr. Alberto Balazeiro, a Presidente da Câmara Municipal de vereadores a vereadora Carmem Lúcia, o Presidente da OAB Dr. Antonio Apóstolo, o Tente. Ivan Jorge representando o CMT da 7ª CIPM, o delegado Coordenador da 23ª CORPIN Dr. Evy Paternostro, a Dra. Priscila Barbalho, A Secretária Municipal de Saúde Dra. Kátia Alves, A Secretária de Educação Profª. Maureem Lacerda, o Promotor de Justiça de Porto Seguro Dr. Dioneles Santana, Dra. Sandra Chagas Diretora da Direc 8, a Dra. Vivian Viana Diretora da 8ª DIRES, o MM. Juiz Dr. Otaviano Sobrinho, estas autoridades compuseram a mesa e participaram efetivamente do programa que foi apresentado.



Nesta oportunidade o representante do Ministério Público de Itabuna Dr. Clodoaldo Silva da Anunciação, expositor do evento apresentou o projeto “Saúde e Educação de Qualidade para todos”, onde escolas, hospitais PSF’s são visitados por um conselho, onde são registradas as deficiências para que os poderes institucionalizados possam revisar seus valores e consertar o que está errado para devolver em cidadania para a população.


LANÇAMENTO DO PROJETO ESCOLA ATIVA - EUCAÇÃO NO CAMPO





O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a capacitação dos professores.

No último dia 31 de maio de 2010 foi realizado um encontro com os professores da Educação Municipal que atuam com classes multisseriadas. O evento contou com a presença da bióloga Vera Lúcia Colvara Vieira, que abordou a temática: "O homem do campo e a qualidade de vida". Ainda nesta oportunidade as coordenadoras municipais do Programa Escola Ativa, Rosana Sampaio e Iêda Caldas apresentaram a pedagogia do programa e contaram com a contribuição da pedagoga Maryane Baiôco na apresentação do material didático para o trabalho docente no ensino da matemática.

Agradecemos a participação de todos os professores e técnicos da SEDUC - Eunápolis na efetivação dessa parceria da educação de nosso municipio com o Governo Federal.



Por: Rosi Whindson