sexta-feira, 12 de março de 2010

COMO INCLUIR SEM EXCLUIR? DEIXE SEU COMENTÁRIO



6 comentários:

  1. Taí um questionamento difícil de responder, mas possível de se tornar prática.
    Penso que não é necessário termos filhos ou sobrinhos com alguma deficiencia para aprendermos a lidar e respeitar as deficiências e diversidades dos nossos alunos. Se faz necessário sim, estudar, pesquisar, ler e práticar uma educação inclusiva que inclua e não exclua e humilha.
    Grande abraços
    Soraia Raquel

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  2. Concordo com você Soraia, falta em muitos a postura de educador PESQUISADOR.

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  3. Incluir sem excluir, é ... como se diz a Constituição, garantir o direito de todos à educação, sem primazia, com qualidade de ensino nas escolas , de modo que as escolas se tornem aptas para responderem às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem distinção... Isso é o que nós, educadores, almejamos na Educação de Eunápolis.

    Maryane Vieira

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  4. Se você deixa de ver a pessoa, vendo apenas a deficiência,
    quem é o cego?

    Se você deixa de ouvir o grito do seu irmão para a justiça,
    quem é o surdo?

    Se você não pode comunicar-se com sua irmã e a separa,
    quem é o mudo?

    Se sua mente não permite que seu coração alcance seu vizinho,
    quem é o deficiente mental?

    Se você não se levanta para defender os direitos de todos,
    quem é o aleijado?

    (Autor desconhecido)

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  5. Passo a incluir quando valorizo a diversidade humana em seus múltiplos aspectos: culturais, sensoriais, étnicos, físicos e mentais. Mussi (2008) afirma que a inclusão não deve ser vista como algo a ser conquistado, mas como direito de todos encontrarem as condições necessárias para seu desenvolvimento.
    Abraços,Jaquelini.

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  6. Professora Clara

    Para incluir sem excluir é necessário que a escola esteja aberta para aceitar essa clientela. Para isso é necessário fazer as adaptações no tocante ao espaço físico e no currículo. É importante que haja a capacitação dos funcionários da escola, os professores, porteiros, pessoal de apoio ( serviços gerais) e também os alunos de um modo geral para poderem ter uma convivência harmônica com eles. Incluir é respeitar e valorizar as diferenças, é saber lidar e reconhecer que esses alunos são apenas diferentes mas são dotados de um grande potencial.

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