Taí um questionamento difícil de responder, mas possível de se tornar prática. Penso que não é necessário termos filhos ou sobrinhos com alguma deficiencia para aprendermos a lidar e respeitar as deficiências e diversidades dos nossos alunos. Se faz necessário sim, estudar, pesquisar, ler e práticar uma educação inclusiva que inclua e não exclua e humilha. Grande abraços Soraia Raquel
Incluir sem excluir, é ... como se diz a Constituição, garantir o direito de todos à educação, sem primazia, com qualidade de ensino nas escolas , de modo que as escolas se tornem aptas para responderem às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem distinção... Isso é o que nós, educadores, almejamos na Educação de Eunápolis.
Passo a incluir quando valorizo a diversidade humana em seus múltiplos aspectos: culturais, sensoriais, étnicos, físicos e mentais. Mussi (2008) afirma que a inclusão não deve ser vista como algo a ser conquistado, mas como direito de todos encontrarem as condições necessárias para seu desenvolvimento. Abraços,Jaquelini.
Para incluir sem excluir é necessário que a escola esteja aberta para aceitar essa clientela. Para isso é necessário fazer as adaptações no tocante ao espaço físico e no currículo. É importante que haja a capacitação dos funcionários da escola, os professores, porteiros, pessoal de apoio ( serviços gerais) e também os alunos de um modo geral para poderem ter uma convivência harmônica com eles. Incluir é respeitar e valorizar as diferenças, é saber lidar e reconhecer que esses alunos são apenas diferentes mas são dotados de um grande potencial.
Taí um questionamento difícil de responder, mas possível de se tornar prática.
ResponderExcluirPenso que não é necessário termos filhos ou sobrinhos com alguma deficiencia para aprendermos a lidar e respeitar as deficiências e diversidades dos nossos alunos. Se faz necessário sim, estudar, pesquisar, ler e práticar uma educação inclusiva que inclua e não exclua e humilha.
Grande abraços
Soraia Raquel
Concordo com você Soraia, falta em muitos a postura de educador PESQUISADOR.
ResponderExcluirIncluir sem excluir, é ... como se diz a Constituição, garantir o direito de todos à educação, sem primazia, com qualidade de ensino nas escolas , de modo que as escolas se tornem aptas para responderem às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem distinção... Isso é o que nós, educadores, almejamos na Educação de Eunápolis.
ResponderExcluirMaryane Vieira
Se você deixa de ver a pessoa, vendo apenas a deficiência,
ResponderExcluirquem é o cego?
Se você deixa de ouvir o grito do seu irmão para a justiça,
quem é o surdo?
Se você não pode comunicar-se com sua irmã e a separa,
quem é o mudo?
Se sua mente não permite que seu coração alcance seu vizinho,
quem é o deficiente mental?
Se você não se levanta para defender os direitos de todos,
quem é o aleijado?
(Autor desconhecido)
Passo a incluir quando valorizo a diversidade humana em seus múltiplos aspectos: culturais, sensoriais, étnicos, físicos e mentais. Mussi (2008) afirma que a inclusão não deve ser vista como algo a ser conquistado, mas como direito de todos encontrarem as condições necessárias para seu desenvolvimento.
ResponderExcluirAbraços,Jaquelini.
Professora Clara
ResponderExcluirPara incluir sem excluir é necessário que a escola esteja aberta para aceitar essa clientela. Para isso é necessário fazer as adaptações no tocante ao espaço físico e no currículo. É importante que haja a capacitação dos funcionários da escola, os professores, porteiros, pessoal de apoio ( serviços gerais) e também os alunos de um modo geral para poderem ter uma convivência harmônica com eles. Incluir é respeitar e valorizar as diferenças, é saber lidar e reconhecer que esses alunos são apenas diferentes mas são dotados de um grande potencial.