quinta-feira, 25 de março de 2010

PARTICIPE DO 1º CONCURSO DE CONTOS E POEMAS



"Não há conhecimento sem ação, nem ação sem conhecimento. Os dois formam um todo e isso não é uma questão técnica, mas constitui um principio fundamental da Educação Básica."




Vinoba Bhave

quarta-feira, 24 de março de 2010

ADESÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS AO PROGRAMA "MAIS EDUCAÇÃO"

No dia 23/03/2010, nas dependências da SEDUC, às 16:30, sob a coordenação das professoras Taís Alban e Elane Lima e presença da Secretária de Educação Maureen Eleanor, diretores e coordenadores de 25 escolas do municipio de Eunápolis - BA aderiram ao Programa Mais Educação que beneficiará os alunos com atividades no contraturno, proporcionando assim a integralidade do ensino.

Parabéns a SEDUC pela iniciativa e às escolas que estão engajadas nesse programa para melhoria da qualidade da educação de nosso municipio.




terça-feira, 23 de março de 2010

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ESPORTE




Em junho de 2010 acontecerá a III Conferência Nacional de Esporte em Brasila em que serão discutidos os rumos para o esporte e o lazer no Brasil. Representantes de todos os estados do país se reunirão neste evento a fim de debaterem, formularem e deliberarem politicas públicas de esporte e lazer através do plano decenal. serão também realizadas as etapas municipais e estaduais, em que se discutirão e aprentar-se-ão propostas de melhoria para o esporte e lazer, com o intuito de compor o documento base para III ConferÊncia Nacional de Esporte. Em Eunápolis a Conferência Municipal de Esporte acontecerá no dia 09 de abril de 2010, a partir das 07:00 da manhã na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte.


Vale ressaltar que o municipio de Eunápolis é o único do Norte/Nordeste que está participando da Taça Brasil de Futebol Feminino em Anápolis - GO.

EUNÁPOLIS NA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM BRASILIA



Em sintonia com os marcos legais e ordenamentos jurídicos (Constituição Federal de 1988, PNE/2001, LDB/1996) a CONAE pretende promover a mobilização pela qualidade e valorização da educação com a participação de amplos segmentos educacionais e sociais. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasilia, sediará de 28 de março a 01 de abril a Conferência Nacional de Educação que receberá cerca de quatro mil participantes oriundos de todo o país. Eunapolitanos representados pelos delegados eleitos na COEED, Elaine Lima - Conselheira Municipal de Educação e o Estudante Pascoal Minervino, participarão desse momento histórico para educação brasileira.

segunda-feira, 22 de março de 2010


PROGRAMA GESTAR II - INSRIÇÕES ABERTAS 2010

O programa de Gestão de Aprendizagem Escolar - GESTAR II, é destinado à formação continuada dos professores das séries finais do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática, e possui carga horária de 300h. As matriculas para as turmas do ano 2010 estarão abertas do dia 22 ao dia 30 de março de 2010.
ALGUNS CRITÉRIOS DEVEM SER OBSERVADOS PARA EFETIVAÇÃO DAS MATRICULAS:
-Obrigatoriedade de ser efetivo da Rede Municipal de Ensino;
-Ter carga horária mínima de 8h semanais na disciplina que desejar cursar;
-Ter disponibilidade e compromisso com o curso;
-Não estar cursando a Plataforma Freire (para não chocar horário).
DIAS E TURNOS RESERVADOS AOS ENCONTROS:
-Matemática (turma única): terça-feira no turno Matutino;
-Português (turma A): terça-feira no turno Matutino;
-Português (turma B): terça-feira no turno Noturno;
Para realizar sua inscrição procure a Coordenadora do Curso Tatiane Ramos na SEDUC - Eunápolis.

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água, é necessário lembrar que em muitos lugares do planeta milhares de pessoas sofrem com a falta de água pitável. Assim, como uma alerta nesse dia tão significativo para preservação da água de nosso planeta, fica nosso apelo...
USE A ÁGUA RACIONALMENTE, A FONTE PODE SECAR!!!!

O PROGRAMA "MAIS EDUCAÇÃO" CHEGA ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EUNÁPOLIS

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas a partir de macrocampos definidos pelo MEC. A escola tem liberdade para escolher as atividades ofertadas aos alunos. O projeto deve trabalhar com as seguintes áreas (macrocampos): acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos e cidadania; cultura e artes; inclusão digital; saúde, alimentação e prevenção; educomunicação; educação científica.
Instituído em 2007, o objetivo do Programa é ampliar o tempo e o espaço educativo dos alunos da rede pública. Ele está sendo implementado com apoio dos Ministérios da Educação, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social. As escolas atendidas oferecem jornada integral, com duração mínima de 7 horas diárias, com atividades no contraturno, durante todo o período letivo. Essas atividades precisam estar relacionadas ao projeto político-pedagógico da escola e dialogar com a comunidade do entorno. As ações podem ocorrer na unidade escolar ou em outro espaço socioeducativo.
Com a idéia, pretende-se reduzir evasão, reprovação e distorções de idade-série. São ações educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer. Um exemplo é a construção de quadras poliesportivas nas escolas da educação básica.
Além de ampliar o tempo e o espaço educacional, a iniciativa do MEC visa diminuir as desigualdades educacionais. O Mais Educação prioriza escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) situadas em capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de 100 mil habitantes. Outro critério é escolas de municípios atendidos pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.
Cada escola selecionada e atendida pelo Mais Educação recebe entre R$ 30 mil e R$ 100 mil, de acordo com o número de alunos participantes do programa. O valor deve ser aplicado durante seis meses.
O repasse é feito diretamente pelo MEC para a conta da escola, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O recurso deve ser utilizado para o pagamento dos monitores das atividades do contraturno e para compra de materiais.
Para execução do programa, também são necessários mais recursos humanos: profissionais da educação, educadores populares, estudantes e agentes culturais. Eles são os responsáveis pela monitoria das atividades.
Em 2010, haverá mais um critério de seleção. A Secad priorizará escolas que tenham feito um planejamento estratégico para melhorar o ensino e a aprendizagem, chamado de Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola).
Departamento de Programas e Projetos da Seduc.

domingo, 14 de março de 2010

14 DE MARÇO - DIA DO POETA

AOS POETAS...

Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.


Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves.Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos.


Castro Alves escreveu obras clássicas como "Navio negreiro" e "Espumas flutuantes".

sexta-feira, 12 de março de 2010

COMO INCLUIR SEM EXCLUIR? DEIXE SEU COMENTÁRIO



NOSSO MUNDO... MAIS QUE VIRTUAL

PAR - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS



O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.



O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, é um programa estratégico do PDE, e inaugura um novo regime de colaboração, que busca concertar a atuação dos entes federados sem ferir-lhes a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Trata-se de um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, que compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.


A partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas.

JORNADA PEDAGÓGICA EUNÁPOLIS 2010





TRABALHANDO COM O ÁBACO NO ENSINO FUNDAMENTAL


Este video é uma apresentação do renomado professor de matemática Luiz Márcio Imenes, onde ele nos apresenta de forma prática e bem dinâmica o uso do ábaco na sala de aula. Vale a pena assistir e ampliar seus conhecimentos quanto ao uso dessa incrivel ferramenta pedagógica para as aulas de matemática do Ensino Fundamental.



SER PROFESSOR É...

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original.


Ser professor é encontrar pelo corredor com cada aluno, olhar para ele sorrindo, e se possível, chamando-o pelo nome para que ele se sinta especial... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender.


Ser professor é envolver-se com seus alunos nos mínimos detalhes, vislumbrando quem está mais alegre ou mais triste, quem cortou os cabelos, quem passou a usar óculos, quem está preocupado ou tranqüilo demais, dando-lhe a atenção necessária... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.


Ser professor é equilibrar-se entre três turnos de trabalho e tentar manter o humor e a competência para que o último turno não fique prejudicado.


Ser professor é ser um "administrador da curiosidade" de seus alunos, é ser parceiro, é ser um igual na hora de ser igual, e ser um líder na hora de ser líder, é saber achar graça das menores coisas e entender que ensinar e aprender são movimentos de uma mesma canção: a canção da vida... Ser professor é acompanhar as lutas do seu tempo pelo salário mais digno, por melhores condições de trabalho, por melhores ambientes fisicos, sem misturar e confundir jamais essas lutas com o respeito e com o fazer junto ao aluno.

Perder a excelência e o orgulho, jamais!

Ser professor é saber estar disponível aos colegas e ter um espírito de cooperação e de equipe na troca enriquecedora de saberes e sentimentos,sem perder a própria identidade.

Ser professor é ser um escolhido que vai fazer

"levedar a massa" para que esta cresça e se avolume em direção a um mundo mais fraterno e mais justo.


Ser professor é ser companheiro do aluno, "comer do mesmo pão", onde o que vale é saciar a fome de ambos, numa dimensão de partilha..

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...