sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PROVA BRASIL E O DESEMPENHO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EUNÁPOLIS


A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo Saeb. A Prova Brasil é censitária. Por esta razão, expande o alcance dos resultados, porque oferece dados não apenas para o Brasil e unidades da Federação, mas também para cada município e escola participante. A Prova Brasil avalia todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.

Uma vez que a metodologia das duas avaliações é a mesma, elas passaram a ser operacionalizadas em conjunto, desde 2007. Como são avaliações complementares, uma não implicará na extinção da outra.

A Prova Brasil e o Saeb foram aplicadas entre os dias 5 e 20 de novembro de 2007. Fizeram a Prova Brasil todos os alunos de escolas públicas urbanas de 4ª e de 8ª série. O Saeb é feito por alguns alunos selecionados estatisticamente de 4ª e de 8ª série do Ensino Fundamental das redes particulares e rural e de 3º ano do Ensino Médio das redes pública e particular, de área urbana.

CONSULTE A MÉDIA OBTIDA POR SUA ESCOLA NO LINK ABAIXO:

http://provabrasil.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=82&Itemid=99

TABELA COM IDEB DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EUNÁPOLIS

IDEB DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EUNÁPOLIS - BAHIA


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Consulte aqui o IDEB da sua escola:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=180&Itemid=286




PARABÉNS PROFESSORES E PROFESSORAS... Hoje é o seu dia!!!!

ORAÇÃO DO PROFESSOR
Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação. Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir. Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!

Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir. Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho. Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.

Amém!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PROGRAMA DESPERTAR - ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE LOURDES SANTOS SILVA





A Escola Municipal Maria de Lourdes não ficou atrás no que diz respeito às ações do Programa Despertar e a formação do Colegiado. Nesta sexta-feira, houve a reunião com os pais e nesta ocasião os representantes a candidatos do Colegiado foram escolhidos.

PARABÉNS A ESCOLA MARIA DE LOURDES SANTOS SILVA


Por: Rosana Sampaio

Audiência Pública do Plano de Ações Articuladas – PAR / Eunápolis - Bahia


O PAR é uma estratégia de planejamento da política educacional do município, fundamentada na educação municipal e com foco no alcance das metas e diretrizes do Compromisso todos pela educação. Com o PAR, os Municípios definem as necessidades e prioridades da sua rede e passa a receber do Ministério da Educação, por meio do regime de colaboração, o apoio, mediante ações de assistência técnica ou financeira.

Diante do exposto, os membros do Comitê Local do PAR tem a grata satisfação de convidar V. Sa. para participar da Audiência Pública do PAR – Plano de Ações Articuladas - que acontecerá no dia 20 de outubro, às 08:30, no Auditório da CEPLAC, onde dialogaremos sobre o andamento das ações do Plano, conforme a parceria firmada entre o Gestor Municipal e o MEC.

MEC abre consulta pública para orientações curriculares da educação Infantil

O Ministério da Educação (MEC) abriu, no último dia 13, o prazo para enviar sugestões, críticas e propostas para a formulação das orientações curriculares para a Educação Infantil. Os interessados podem remeter suas contribuições até o dia 30 de outubro para e-mail consultapublicacoedi@mec.gov.br.

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, aprovadas em 17 de dezembro de 2009, determinam que é função do MEC elaborar orientações para sua implementação.

Com esse foco, a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil, é responsável pela elaboração das orientações. O trabalho consiste em reunir as conclusões de debates entre consultores e especialistas no assunto. O documento final produzido deverá auxiliar o professor em suas práticas em sala de aula.

O Ministério oferece documentos que já fizeram parte das discussões. Gestores, conselheiros, técnicos, professores, pesquisadores e da comunidade podem acessá-los na página da SEB.