terça-feira, 18 de dezembro de 2012

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Educação de Eunápolis será beneficiada com 10 Quadras de esportes e 6 Creches


Projeto Creche
Creche em Construção - Alecrim
Quadra em Construção - Gabriel José Pereira









Das 10 quadras conquistadas pela Prefeitura/ Secretaria de Educação, 06 estão em construção e irão beneficiar os alunos das escolas municipais: Nicolau Coelho, José de Araújo Santana, Almerindo Alves, Anésia Guimarães, Gabriel José Pereira e Edelzuito Soares, situadas nos bairros Sapucaeira, Rosa Neto, Estela Reis, Pequi, Centauro e Dinah Borges.
A Creche do Alecrim já está em fase de conclusão. A previsão é que até o final do ano sejam inauguradas duas quadras e uma creche.
As creches que beneficiarão a população serão compostas por 08 salas pedagógicas, sala de informática, cozinhas, refeitório, pátio coberto, secretaria e sanitário para criança com necessidades especiais, entre outros ambientes com anfiteatro. É uma conquista importante para Eunápolis. Teremos um novo modelo de creche, com espaços de lazer, socialização e educação com equipamentos estruturados para atender bem as crianças e garantir o direito ao acesso à educação infantil pública, na certeza da primazia de uma educação cada vez melhor.

Por: SEDUC





Projeto 2012: Aprendizagem e Transformação...

Escola Municipal Gilberto Pereira Abade





O projeto oportuniza situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento de habilidades mentais e lingüísticas (capacidade de se expressar oralmente e na escrita, identificar, comparar, estabelecer relações, classificar, analisar interpretar e sintetizar).

Este projeto está sendo desenvolvido em todas as áreas do conhecimento de forma sistematizada e contínua, ao longo do ano letivo, pois entendemos que desenvolver o gosto pela leitura, escrita é um processo lento e deve ser trabalhado interativamente com as demais disciplinas curriculares.

Mais uma etapa das ações foi concluída. Foram abordados quatro temas: Educação: Base para a Justiça Social, O Jovem e a Democracia, O Voto: Exercício de Cidadania e Candidato Ficha Limpa.

Dentre as produções destacaram-se as de: Amerson 5ª A ( O Voto com Conseqüência), Alef 5ª A ( Os Cidadãos da Democracia), Carina 5ª B (Candidato Ficha Limpa), Raquel 5ª B ( Candidato Ficha Limpa), Elismar 6ª A ( Candidato Ficha Limpa), Mayara 6ª A (Candidato Ficha Limpa), Daiane 6ª B (Candidato Ficha Limpa), Lilian 7ª ( Votar Um Direito Nosso), Ezequiel 8ª (Como Identificar Um Bom Governante), Mailla 8ª (Educação: Visão da Democracia).

Por: Direção e Coordenação


Projeto 2012: 3º Vestibulinho

Escola Municipal Gilberto Pereira Abade





Aprendizagem e Transformaçao...

O Projeto Aprendizagem e Transformação propõe novas metodologias de ensino que contribua para o progresso da aprendizagem, considerando fundamental a ação e a reflexão do educando e educador, numa conscientização de participação ativa na construção do conhecimento.

As ações do projeto vem sendo desenvolvidas diariamente buscando alcançar os objetivos propostos e transformando a simples informação em interesse pelo conhecimento, formando cidadãos preparados para a ciência tecnológica.

Os alunos que se destacaram no 3º vestibulinho do fundamental II ( vespertino) e EJA ( noturno) : Matheus Borges 67 % e Lucas 74 % (5ª série A) Caroliny Nunes 64%, David Miranda 64% e Layla 64% (5ª Série B) Elismar 57 % e Mayara 60 % (6ª série A) Jefferson 74% e Francielly 74 % (6ª série B) Jhones 70% e Larissa 77% (7ª série ) Carliane 70% e Ezequiel 80 % (8ª série ) Jadilson 72 % (5ª EJA) Elson 56 % (6ª EJA) Dara 80% e Vanuza 84% (7ª EJA) Obede 56% e Adriano 64% ( 8ª EJA).


Galeria de Fotos

Por: Coordenação e Direção

Oficina de Capacitação para Secretários



A Secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 30/10/2012 das 8:00 às 12:00h oficinas de capacitação para os secretários das escolas municipais. Na oportunidade as técnicas Cláudia Berdague e Edalza Helena sanaram várias dúvidas da classe.

Por: Edalza Helena

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Retrospectiva CEMEI IV - Gusmão



"GRANDES MOMENTOS, GRANDES LEMBRANÇAS!”

O Centro Municipal de Educação Infantil IV – Gusmão, procura trabalhar numa proposta sócio-construtivista interacionista, visando a construção da identidade e autonomia das crianças.

Neste ano, além da utilização do riquíssimo material do Programa Cidade Educadora, foram realizados projetos com atividades variadas e diferenciadas, tudo pensado no desenvolvimento integral do aluno, respeitando as fases de desenvolvimento, segundo Piaget. As crianças estiveram envolvidas em aulas de campo e muito trabalho a leitura de diferentes formas e gêneros.

A escola dispõe de salas ambiente: vídeo e informática, onde as crianças as utilizaram periodicamente, com finalidade pedagógica.

Agradecemos a Deus a vitalidade e sabedoria que deu a todos da escola e aos envolvidos que colaboraram para o sucesso do trabalho.

Por: Setor de Educação Infantil

Chá Literário

CEMEI IV - Gusmão

As crianças apresentaram de forma graciosa músicas coreografadas, recitaram poemas de Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, José Paulo Paes, dentre outros.

Foi um momento de encantamento e aprendizagem. Uma graça de se ver. Um exemplo a ser seguido!






Por: Setor de Educação Infantil

Fonoaudiologia na Educação Infantil

CEMEI IV - Gusmão


As fonoaudiólogas Sofia e Caroline estiveram na escola informando aos pais sobre a importância de previnir possíveis portadores de distúrbios de comunicação e sobre a triagem que irão realizar na escola.Tal intervenção é indispensável para um pleno e eficaz desenvolvimento, com resultados perceptíveis na escola infantil, na família e com reflexos futuros no Ensino Fundamental.



Por: Setor de Educação Infantil


Celebrando a experiência de vida

CEMEI IV - Gusmão


Os professores promoveram um dia divertido em comemoração ao dia das avós, realizado no dia 25 de julho. Na programação houve dinâmicas, presentes, gincanas e desfile. Foi um dia de muita diversão e alegria.

"Se quisermos modificar algum coisa, é pelas crianças que devemos começar.”
Ayrton Senna




 
Por: Setor de Educação Infantil

Momentos de leitura com participação de todos os profissionais da escola.

CEMEI IV - Gusmão


A escola elaborou o Projeto Institucional que teve como tema “Ingressando nas maravilhas do fantástico mundo das letras: ler é viajar!”.

Todos os profissionais da escola se envolveram para um ótimo desenvolvimento do projeto.




Galeria de Fotos
Leitura

Por: Setor de Educação Infantil

Salada Saudável. Aqui também tem!!!

CEMEI IV - Gusmão

A professora Maria Aparecida, da turma do jardim II, realizou uma atividade atrativa e deliciosa. Inicialmente explicou às crianças que verduras, legumes, tubérculos e raízes são chamados de hortaliças por serem alimentos cultivados em hortas. Enfatizou que as hortaliças são fontes de vitaminas e sais minerais, substâncias essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo. Por fim, todos tiveram a oportunidade de se deliciar com a salada que estava apetitosa.



E com as crianças do outro turno, a salada foi feita no sanduíche. Que delícia!!!



Por: Setor de Educação Infantil

Independência do Brasil

CEMEI IV - Gusmão


A turma da professora Jeans dramatizou a História da Independência da autora Bernadete Sena de Santana. As crianças cantaram o Hino Nacional e se encantaram com o “cavalinho de D. Pedro I”, que foi construído a partir de sucatas. Foi um momento importante para despertar nas crianças o senso de patriotismo.


Galeria de Fotos
Independência do Brasil

Por: Setor de Educação Infantil

A árvore que não podia respirar


CEMEI IV - Gusmão

Grandes momentos de diversão, entretenimento e encantamento aconteceram quando vivenciamos os momentos das histórias dramatizadas, realizadas pelas professoras e alunos.



Galeria de Fotos
Árvore

E as dramatizações continuaram com a história de Samuel.

Por: Setor de Educação Infantil

Dia do Estudante

CEMEI IV - Gusmão

Gincanas e brincadeiras marcaram o dia do estudante na escola. Foi um dia pra lá de divertido que com certeza ficará marcado positivamente na memória de cada aluno.


Galeria de Fotos
Dia do Estudante

Por: Setor de Educação Infantil

Aula do Campo - Batalhão


CEMEI IV - Gusmão

Em comemoração ao Dia do Soldado, os alunos fizeram uma maravilhosa visita à entidade: Batalhão da Polícia Militar, para conhecerem as dependências do local e o trabalho dos policiais. O evento contou com a presença de Cleuza do Departamento de Cultura do município que homenageou os soldados com um belíssimo poema de sua autoria. Os olhinhos das crianças brilharam ao ver de perto as motos utilizadas pelos policiais. Uma vivência ímpar na vida em suas vidas.


Galeria de Fotos
Soldado

Por: Setor de Educação Infantil

Que delícia é fazer compra no mercado!

CEMEI V - Gusmão

A professora Cláudia, ao trabalhar leitura de imagens com seus alunos, realizou a atividade “comprando no supermercado” a fim de aprofundar os conhecimentos. Seus alunos compraram e identificaram o produto de acordo com a letra e puderam ainda aprender a utilizar dinheiro para fazer as compras de forma lúdica e adequada.


Galeria de Fotos
Feirinha

Por: Setor de Educação Infantil