sexta-feira, 29 de junho de 2012

Projeto: Aprendizagem e Transformação




A Escola Municipal Gilberto Pereira Abade vem desenvolvendo o projeto 2012 Aprendizagem e Transformação... Escola Gilberto Pereira Abade em Ação!!


Um dos objetivos deste projeto é estimular os alunos a praticarem o que vem sendo estudado, pois o ser humano em toda sua existência está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas. Nasceu para aprender e apropriar-se de todos os conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.

No dia 18 de maio, mais uma etapa das ações foi concluída. Foram abordados quatro temas: Homofobia (Violência Contra os Direitos Humanos), Violência Urbana, Planeta Água em Crise e Bullying. Destes, os alunos escolheram um para elaborar uma redação.

Dentre as produções destacaram-se as de: Ezequiel da 8ª série (Planeta Água), Samara da 8ª (Bullying: Violência Verbal! ), Rafaela da 7ª ( Homofobia) , Carolaine da 7ª ( A Violência no Brasil), Gabriel da 6ª A ( Bullying), Gleis Yane da 6ª A ( Bullying: Um Ato de Violência e Preconceito), Matheus da 6ªB ( A Violência nas Cidades), Lailson da 6ª B ( O Bullying), Vanessa da 5ª A (Bullying: Apelidos e Ofensas), Hayane da 5ª A ( Preconceito). Raquel da 5ª B (Bullying: Um Ato de Violência e Preconceito) e Carina da 5ª B ( Bullying Violência ao Cidadão).


Por: Direção e Coordenação da Escola Gilberto P. Abade

Galeria de Fotos
Aprendizagem e transformação

terça-feira, 26 de junho de 2012

Censo Escolar 2012


Censo Escolar – O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Ministério da Educação em regime de colaboração com secretarias municipais e estaduais. O fornecimento das informações solicitadas pelo Censo Escolar é obrigatório para todos os estabelecimentos de educação de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, na forma do art. 9º, inciso V e § 2º, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ficam assegurados a esses estabelecimentos de educação o sigilo e a proteção de dados pessoais apurados no Censo.


As informações coletadas pelo Censo Escolar servem de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos públicos (merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e FUNDEB, entre outros). Seus dados também são utilizados no cálculo do IDEB e por outros ministérios, como Saúde e Esportes, por organismos internacionais, como a UNESCO e o UNICEF, por pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e do mundo

NÃO FIQUE DE FORA!!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Enquadramento

DECRETO N.º 3.863 DE 02 DE ABRIL DE 2012


Estabelece o enquadramento dos servidores do Quadro do Magistério Público Municipal, mencionados no Anexo Único deste Decreto, em conformidade com a Lei Municipal nº 568, de 15 de outubro de 2005 e dá outras providências.

Clique abaixo e confira
 

Processo Para Mudança de Nível

Processos para Mudança de Nível
Deferidos

Decreto 3934/12 - 01/06/2012

Clique abaixo e confira

domingo, 24 de junho de 2012

Arraiá da Educação




Já como tradição da Secretaria de Educação a secretária Maureem Lacerda, juntamente com sua equipe, realizou nesta quinta-feira (21) o arraia da SEDUC.

No arraiá se fez presente o vereador Cherubino, a vice-prefeita Maria Meneses, o secretário de governo Willy Hafner e vários professores e diretores do município.
Mantendo a tradição junina teve diversas comida e bebidas típicas e apresentações como; casamento na roça, o caipira na cidade que fez o público presente curtir bastante ouvindo um belíssimo repertorio de musicas de Zé do Forró.

Por Tássio Loureiro / VIA41



sexta-feira, 15 de junho de 2012


A escola é considerada um dos principais elementos do ambiente social da criança, devido  ao importante papel na sua formação. Por isso a Secretaria Municipal de Educação através da Prefeitura Municipal de Eunápolis em parceria com FNDE - Governo Federal, tem a responsabilidade de acompanhar e dar suporte á elaboração de projetos que visem a qualidade do ensino. E esse compromisso com a educação tem sido observado através da aprovação destes projetos, os quais buscam atender todas as necessidades dos professores e alunos.

Contrução de Quadras:
Itapoã - Anexo a Escola Municipal Dom José Edson;
Centauro - Escola Municipal Gabriel José Pereira;
Alecrim - Escola Municipal Giuseppe Iacoviello;
Alecrim - Escola Munipal Maria de Lourdes Vieira do Nascimento;
Rosa Neto - Escola Municipal José de Araújo Santana;
Sapucaeira - Escola Municipal Nicolau Coelho;
Juca Rosa - Escola Municipal Elena Pereira de Pinho;
Pequi - Escola Municipal Anésia Guimarães;
Pequi - Escola Municipal Luiz Lázaro Zamenhof;
Dinah Borges - Escola Municipal Edelzuito Soares;
Stela Reis - Escola Municipal Almerindo Alves.
 
Construção de Escolas:
Alecrim - Escola Infantil - Creche;
Rosa Neto - Escola Infantil - Creche;
Parque da Renovação - Escola Infantil - Creche;
Centauro - Escola Infantil;
Alto da Boa Vista - Escola Infantil - Creche;
Pequi - Escola Infantil.
Pequi - Escola Anésia Guimarães - Ensino Fundamental;
Dinah Borges - Escola de Ensino Fundamental;
Parque da Renovação - Escola de Ensino Fundamental.

SEDUC

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Aprendizagem e Transformação equipe GPA em Ação

Escola Municipal Gilberto Pereira Abade


Aprendizagem e Transformação equipe GPA em Ação


Realizou-se nesta escola no turno noturno uma palestra sobre o tema MOTIVAÇÃO, com o palestrante Geovaldo Miranda, presidente do comércio agroindustrial. Estavam presentes professores, alunos e pais de alunos.
Sabendo-se que motivação é o estado interior que desperta o interesse ou inclinação do indivíduo para algo, e que este é um fator primordial para que ele desempenhe seus papéis sociais de forma positiva, seja qual for a sua posição na vida. Concluiu-se que não há aprendizagem sem motivação. Um aluno está motivado quando sente necessidade de aprender o que está sendo tratado. Por isso convidamos Geovaldo Miranda, a palestrar sobre este tema.
O público presente sentiu-se lisonjeado com a palestra, na qual o palestrante propôs elaborar uma feira de ciências juntamente com os alunos e também discutiram em implantar nas residências dos interessados um criatório de peixes em pequenos tanques, com o objetivo de aumentar assim a renda. Aqueles que desejarem construirão os tanques e ele fará a doação dos peixes.
Todos parabenizaram a direção e sua equipe pela idéia de buscar melhoria para o enriquecimento dos alunos e comunidade.

Direção e Coordenação


Galeria de Fotos
Palestra

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto Aprendizagem e Transformação



A escola Municipal Gilberto P. Abade atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participa. Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela exclusão. Para alcançar essa qualidade na educação, O Projeto Aprendizagem e Transformação tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para através destes proporcionar uma forma de estimular os alunos a praticar e exercitar o que vem sendo aplicado.

O vestibulinho é uma das ações do Projeto que iniciou no dia 05/03/12. Elaborado pela coordenadora Roselita juntamente com os professores do fundamental II.
 
Os alunos que se destacaram no vestibulinho da 1ª unidade do fundamental II ( vespertino) e EJA ( noturno) : Guilherme 70% e Lucas 67% (5ª série A), David 90% e Dheison 80% (5ª Série B), Weslen 80% e Maiara 67% (6ª série A), Franciely 70% e Jefferson 70% (6ª série B), Carolaine 73% e Cleilton 73% (7ª série ), Ezequiel 76% e Samara 76% (8ª série ), Clinton 86%, Jacson 80% e Vanuza 73% (5ª e 6ª EJA), Obede 70% e Adriano 50% (7ª e 8ª EJA).

Por: Coordenação Gilberto Pereira Abade
Galeria de Fotos
Gilberto Abade

DIA DO MEIO AMBIENTE


 
A educação se preocupa com a preservação do meio ambiente e com o futuro do planeta. É uma responsabilidade social preservar o Meio e o Entorno Ambiental, sendo uma de nossas missões conscientizar nossos educandos para garantir um futuro sustentável às próximas gerações.

Dia 05 DE JUNHO – DIA DO MEIO AMBIENTE – Estiveram presentes na Praça da Matriz as secretarias de Educação, de Ação Social, de Agricultura de Finanças, de Meio Ambiente e entidades como CRAS, APAE, dentre outras, para apresentar em forma de reciclagem uma nova roupagem para as embalagens e produtos que até então não teriam mais utilidade para sociedades.
Agradecemos a Secretaria de Meio Ambiente o convite para participar dessa ação de cidadania, aos Coordenadores, Diretores e professores do Programa AABB Comunidade, a Escola Gilberto Pereira Abade pela bela apresentação e as professoras da Escola Renascer.

Por: Coordenação - Núcleo do Campo
Iëda.

terça-feira, 5 de junho de 2012

PROGESTÃO



Aconteceu no último dia 30 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Eunápolis, o encerramento do PROGESTÃO - Curso de Capacitação a Distância para Gestores Escolares.
O evento contou com a presença de vários cursistas, as tutoras: Andréa Macário, Niviane Risperi Giuberti e Patrícia Alves e também com a presença da Secretária de Educação Maureen Eleanor Tavares Lacerda Souza.

Galeria de Fotos
PROGESTÃO

Escola Gilberto Pereira Abade