quinta-feira, 29 de março de 2012

1º de abril

1º de Abril

A história do dia da mentira e sua repercussão no mundo.
Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.

Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.


Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.


Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


fonte:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-mentira.htm


quinta-feira, 22 de março de 2012

Nota de Falecimento

Com muita tristeza comunicamos o falecimento da nossa querida Professora Edna Santos Souza.

"Felizes aqueles que apesar de todo o sofrimento vivido na terra são, na hora suprema, chamados para junto de Deus; único bálsamo que a vida não lhes pode oferecer.
A falta que eles farão não pode ser medida, nossos corações choram por seus nomes e nossas orações pedem por sua paz eterna".

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressureição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá....
João 11:25-26


Equipe Seduc


22/03/2012

segunda-feira, 19 de março de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa


Sua escola pode ser campeã da língua portuguesa!
Está aberto o período de inscrições e adesões para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – 3ª edição!

Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos intensificarem práticas de leitura e escrita.

Professor, inscreva-se até 25 de maio em www.escrevendoofuturo.org.br

Para que os alunos participem, é preciso que o professor se inscreva. As categorias e os anos escolares abrangidos são:

Poema - 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental
Memórias Literárias - 7º e 8º anos (6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental
Crônica - 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio
Artigo de Opinião - 2º e 3º anos do Ensino Médio

Nesta Olimpíada todos ganham!

Os professores inscritos passarão a receber gratuitamente a revista “Na Ponta do Lápis” e farão parte da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.

Participe e prepare seus alunos!
Escrever é ser autor da própria história.

Adesões e inscrições:
www.escrevendoofuturo.org.br
Informações:
0800 771 9310

terça-feira, 13 de março de 2012

Nota de Falecimento

Comunicamos o falecimento da nossa querida Professora Maria da Conceição Silva Araújo.


"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram".
Apocalipse 21:4



13/03/2012


Equipe Seduc

22 de março - Dia Mundial da Água


Por: Núcleo Pedagógico

Dia Mundial do Consumidor




Por: Núcleo Pedagógico

Dia do Bibliotecário




Por: Núcleo Pedagógico

quarta-feira, 7 de março de 2012

Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids - Curso de Educação a Distância (EaD)

Ofício nº 234/2012/SEB/DICEI/MEC
Brasília, 23 de fevereiro de 2012.


Exmo. Sr. Secretário de Educação
Exmo. Sr. Secretário de Saúde

Assunto: Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids - Curso de Educação a Distância (EaD)


O Ministério da Educação em parceria com a UNESCO – Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura e participação do Ministério da Saúde, desenvolveram o curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids – na modalidade de educação a distância (EaD). Este curso construído ao longo dos últimos três anos, entre as instituições, está sendo ofertado pelo Ministério da Educação, por meio do Catálogo de Cursos do MEC, prioritariamente para todos os profissionais de Educação do país interessados nos temas dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, bem como da prevenção do uso de álcool e outras drogas.
O curso embora esteja focado na prática e na atuação dos profissionais de educação no dia-a-dia- da escola, em especial nas situações de gravidez na adolescência e na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e no uso de álcool e outras drogas, é recomendado também para profissionais integrantes do Conselho Escolar e profissionais integrantes do Conselho de Educação em Direitos Humanos e os profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE). O curso está dividido em oito módulos, a saber:
1 - Apresentação e contextualização do curso
2 - Adolescências, juventudes e direitos
3 - Sexualidade, gêneros e diversidade
4 - Saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens
5 - Álcool e outras drogas
6 - Promoção da saúde
7 - Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
8 - Traduzindo em práticas
Os educadores poderão solicitar sua inscrição no link do PDE interativo do site do MEC,que pode ser acessado em:www.pdeescola.mec.gov.br . As inscrições encontram-se abertas. Os profissionais das Equipes de Saúde da Família que atuam pelo PSE nas escolas e desejarem realizar o curso devem procurar a direção da escola em que atuam e solicitar sua pré-inscrição (reserva social de vagas).
Este curso favorece o alcance do papel social da escola de propiciar o encontro das diversidades humanas. Uma escola de todos é uma escola comprometida com os princípios e ações de inclusão e desenvolvimento de adolescentes e jovens. Com estas premissas este curso foi construído. A parceria entre UNESCO, SERPRO, Ministério da Educação e Ministério da Saúde foi fundamental para que pudéssemos garantir a construção e a disponibilização de conteúdos e práticas relacionados a juventudes e a saúde sexual e reprodutiva para profissionais de educação e de saúde.

Ademais, colocamo-nos a disposição para esclarecer o que for necessário.

Atenciosamente



Por: Ieda Sampaio

domingo, 4 de março de 2012

08 de março - Dia Internacional da Mulher

Mulher
Às vezes, Mãe...
Em outras, Amiga...
Companheira, em todos os momentos.
Educadora, sempre.
Às mulheres que desenpenham seus diversos papéis com excelência,
nossa sincera homenagem.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte parabeniza a todas as Mulheres pela passagem deste dia especial.

Maureen Eleanor Tavares Lacerda Souza
Secretária Municipal de Educação de Eunápolis