quarta-feira, 15 de junho de 2011

Escola Municipal Dom José Edson

Culminância do Projeto “Eunápolis conhecendo minhas raízes”.












Por: Nilda Tavares

II ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM HISTÓRIA

Nesta sexta-feira, dia 26 de maio de 2011, no espaço cedido pelo IBEC, foi realizada o II Encontro de Formação Continuada em História para as professoras que atuam nas salas multisseriadas do Campo e que participam do Programa Escola Ativa.
O objetivo desse encontro foi demonstrar como se dá a dinâmica da aprendizagem em salas multisseriadas. As sugestões de atividades sugeridas pelo Professor Mediador Cosme, atenderam as expectativas.
No segundo momento a Professora⁄Coordenadora do CAEEDE Gilcelia, explanou sobre o tema “Os Desafios da Educação Inclusiva na Atualidade”.


Por: Núcleo do Campo/ Escola Ativa

segunda-feira, 13 de junho de 2011

FORPROEJA

Aconteceu neste último dia 08/06 no auditório da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, o I Módulo da Formação Continuada para Professores e Coordenadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – FORPROEJA. Essa formação continuada se constitui como uma das metas da SEDUC e do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos traçados para o ano de 2011-2012. Segundo, Soraia Raquel Pinheiro (coordenadora da EJA), essa formação esta estruturada em quatro módulos, a serem ministrados em seis oficinas que serão desenvolvidas por técnicos da SEDUC e/ou convidados parceiros junto aos professores em exercício nas escolas municipais de Eunápolis.
Com o objetivo de promover a integração de diferentes áreas do conhecimento, favorecer o redimensionamento dos tempos e espaços de diferentes aprendizagens através dos debates e reflexões sobre as diversas etapas envolvidas na aquisição do conhecimento, no planejamento, aspectos teóricos e metodológicos da práxis pedagógica exigida pela especificidade da Educação de Jovens e Adultos.
Este primeiro módulo contou com a participação da ilustre palestrante Jacilene Oliveira, pedagoga, especialista em Língua Portuguesa e Educação de Jovens e Adultos, que salientou em sua palestra, a importância do professor e da adoção por ele, de práticas metodológicas transformadoras na educação de jovens e adultos.
Os professores cursistas demonstram interesse na proposta de formação continuada e através dos questionamentos e da participação da dinâmica da dança circular realizada pelo professor coordenador Antônio Dias, encerrando os trabalhos deste primeiro módulo.



Por: Soraia Raquel


Galeria de Fotos
EJA

17º Mutirão da Cidadania












Aconteceu neste domingo 05/06/11 na Escola Municipal Gilberto Pereira Abade o 17ª Mutirão da Cidadania. Foi um dia muito abençoado para a comunidade local e de assentamentos circunvizinhos.


O projeto Escola Cidadã ofereceu diversos atendimentos como:Palestras, atendimentos: da saúde, jurídico, corte de cabelo, confecções de brinquedos, tiaras, entregas de algumas mudas de plantas e muitas outras atividades.




Por: Denisia Surani

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto Horta na Escola










Estamos trabalhando o projeto Horta na Escola com parceria do SENAR - Serviço Nacional de Apendizagem Rural.
O projeto teve início no mês de maio na Escola Dom Avelar Brandão Vilella com o curso de horta seguido do curso de compostagem orgânica para um grupo de professores.

Em julho estará acontecendo na Escola José de Araújo Santana os mesmos cursos para os professores que não participaram do primeiro.


Por: Aleonildes Reis

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Projeto Reciclação








No dia 05 de maio de 2011, foi apresentado O projeto RECICLAÇÃO uma proposta de apoio didático-pedagógico idealizada pela equipe técnica do Núcleo de Ensino Fundamental II e de Educação no Campo do Departamento de Assuntos Pedagógicos da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Eunápolis – BA destinado às escolas da rede pública municipal.
A aplicação do projeto se dará durante o primeiro semestre do ano letivo 2011 e será concluído no final do segundo semestre.

A proposta envolverá professores, alunos e pais, do Ensino Fundamental II da rede pública municipal de Eunápolis com oficinas de reciclagem, onde terá como matéria prima principal a garrafa pet (refrigerante). Nestas oficinas serão apresentadas técnicas para produção de enfeites natalinos com material reciclável, cabendo a cada professor ser um multiplicador e com o apoio da comunidade escolar criar o projeto de trabalho em sua escola, na disciplina de Artes, envolvendo seus alunos e estimulando uma cultura de preservação ao meio ambiente.
O material produzido pela comunidade escolar culminará na decoração de Natal de praças nos bairros onde as escolas estão inseridas ou ficam próximas.


Por: Aleonildes Reis

Escola Municipal Gabriel José Pereira

Atividades pedagógicas realizadas no período de fevereiro/2011 a maio/2011


Jornada pedagógica, cujo objetivo teve:



-Reavaliação dos objetivos e das metas do projeto da agenda 21. Decidir as ações, e suas respectivas datas de cumprimento;
-Construção de programa de trabalho por disciplina x tema;
-Divisão de subtemas por série.
-Planejamento e apresentações dos programas recebidos pelo MEC VIA SEDUC (mais educação; sala multifuncional;progestão)

Implantação da agenda 21

A Escola Gabriel desenvolveu na primeira semana de aula, atividades voltadas para a agenda 21, dentre elas:
-PESQUISA
-PAINÉIS
-PARÓDIAS
-TEATRO
Em abril o professor de educação física (Florisvaldo) organizou os jogos inter-salas, em que houve muita interação entre os alunos.

Por: Auritania Freitas

Galeria de Fotos

Jogos Intersalas

Jornada Pedagógica e Agenda 21

quinta-feira, 2 de junho de 2011

I Encontro Educacional do Meio Ambiente

Queremos um mundo vivo agora!


SEMANA DO MEIO AMBIENTE


A Secretaria de Educação e o Dptº Pedagógico, através do Núcleo de Fundamental II, têm o prazer de convidar os professores de ciências, geografia, pai e os dois alunos delegados da Agenda 21 desse segmento, para o I Encontro Educacional do Meio Ambiente, que se realizará no dia 03/06/2011, das 08h00 às 12h00 no auditório no IFBA.


Por: Núcleo de Fundamental II