segunda-feira, 29 de novembro de 2010

GRUPO DE ESTUDOS - NÚCLEO PEDAGÓGICO







No cenário acadêmico/pedagógico, de expectativas e interesses profissionais, instaurou-se o grupo de estudos do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação / Eunápolis - BA. O grupo consolidou-se, em 2010, com os/as técnicas núcleo do Departamento Pedagógico da SEDUC, a equipe abraçou o desafio de discutir expectativas, necessidades e, a partir do reconhecimento das responsabilidades impostas, traçamos, coletivamente, o percurso do grupo.

No dia 08 de novembro de 2010, aconteceu no auditório da SEDUC o último de 08 encontros cuja a expectativa vai de encontro a afirmação de ALARCÃO(1998, p. 106):

[...] a formação continuada deve visar ao desenvolvimento das potencialidades profissionais de cada um, a que não é alheio o desenvolvimento de si próprio como pessoa. Ocorrendo na continuidade da formação inicial, deve desenrolar-se em estreita ligação com o desempenho da prática educativa.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ATENÇÃO - INFORMAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA FREIRE


PLATAFORMA FREIRE: ABERTAS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL

Já estão abertas, na Plataforma Freire, as pré-inscrições para os cursos de Formação Inicial do primeiro semestre de 2011. Serão ofertadas 2.970 vagas, na modalidade presencial, para a formação em primeira e segunda licenciatura e formação pedagógica dos professores da rede pública de ensino. Para a formação continuada serão disponibilizadas 110 vagas para o curso de 60h em Educação Ambiental : Escolas Sustentáveis e Com-Vida, na modalidade EAD. A pré-inscrição deve ser efetuada até o dia 30 de novembro de 2010, no portal http://freire.mec.gov.br

Essa é uma grande oportunidade para todos os professores da rede pública que não possuem licenciatura ou aqueles que possuem fora da área de atuação. Há oferta de cursos para Pedagogia, Educação Física, Ciências Naturais, Biologia, Física, Matemática, Química, Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Letras, Língua Espanhola, Inglesa e Artes.

O Novo Programa de Formação dos Professores é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC e da Secretaria da Educação – SEC/BA, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT. A ação é desenvolvida em parceria com as instituições de ensino superior e atende aos professores da rede estadual e municipal de ensino, inclusive aqueles que estão perto de se aposentar e em regime REDA.

Plataforma Freire – O portal foi criado em 2009 com o objetivo de dimensionar a real demanda de formação inicial e continuada dos professores da rede pública de ensino em âmbito nacional, além de democratizar o acesso às inscrições.

Os educadores docentes que não possuem curso de graduação devem se inscrever na primeira licenciatura; aqueles que possuem licenciatura, mas atuam fora de sua área, na segunda licenciatura; já os que possuem formação em nível superior, porém em área distinta da licenciatura ou em pedagogia, em cursos de complementação pedagógica.

CRONOGRAMA

  • · 05/11/2010 - Abertura de pré-inscrições
  • · 30/11/2010 - Encerramento de pré-inscrições pelos professores
  • · 01/12/2010 - Abertura do processo de validação pelas Secretarias de Educação
  • · 07/01/2011 - Encerramento das validações pelas Secretarias
  • · 07/01/2011- Início do atendimento à demanda por cursos e vagas e do processo seletivo pelas Instituições de Ensino Superior – IES.

FIQUEM ATENTOS!!

AULA INTERATIVA - ESCOLA MUNICIPAL GILBERTO PEREIRA ABADE



Aconteceu no dia 28/10/10 na Escola Municipal Gilberto Pereira Abade - EMGPA a 1ª aula interativa aberta a comunidade, neste evento nossos alunos da educação infantil à 8ª série apresentaram suas produções sobre a temática: eu amo a minha escola! Quem ama... Cuida.

Nossos alunos foram brilhantes e os funcionários fascinantes. Foi uma tarde com: músicas, coreografias, teatro, poesias e paródias onde pais, alunos, convidados e funcionários foram grandemente abençoados. Contamos também com a presença da secretaria de educação srª Maureen, o grupo de teatro do Clériston Andrade, Rosana, Marluce, prof. Raimundo e o presidente da associação dos produtores do projeto maravilha.

A equipe EMGPA está trabalhando para que não apenas o planeta seja melhor, mas que as pessoas que habitam nele também o sejam. obrigada equipe, vocês são fascinantes.

Denisia Surani (Diretora da Escola Municipal Gilberto Pereira Abade)